domingo, 30 de janeiro de 2011

Agridoce

Nunca foi novidade pra ninguém que tudo o que eu sonho, que eu vivo, que eu enfim escrevo, tem uma trilha sonora. Mas nas últimas semanas um novo som está me encantando...
A esta inspiração contínua, dá-se o título "Agridoce". Um projeto da Pitty que vem me dando muito o que escrever... Olhe, queridíssima Pitty, peço perdão pelo afastamento. Confesso que a algum tempo já não ouvia suas músicas com tanto afinco como antigamente, apesar de nunca deixar de admirar o rock inteligentíssimo que você e seus companheiros de estrada fazem.
Acontece que o projeto me foi apresentado numa certa noite (Janaína, mais algo pra eu ficar te devendo, não é? Sua pessoa igualmente inspiradora!). Comecei com os acordes em francês de 'Ne Parle Pas' e de cara me encantei. Os leitores ávidos daqui sabem da minha fixação pour tout ce qui est le français.
Mas enfim, acho melhor usar as palavras desta pessoa que tanto me surpreende pelas belezas enrustidas e camufladas em delicadezas brutas. Faço das palavras de Pitty e Martin as minhas próprias:

"E de repente era um dia de chuva. As nuvens no céu, e a gente ouvindo Nick Drake e pensando: "também quero". Nasceu o esboço, o violão dedilhado, o piano minimalista, as letras ora lúdicas e fofas, ora pesadas e melancólicas. Agridoce.
Brincávamos chamando de 'fofolk': folk fofo. Mas nem sempre. Melodias suaves aos ouvidos, mas letras nem sempre leves ao coração."


Mas enfim, o que vai ser o meu Projeto Agridoce? Pois bem, como acabei de expressar é algo que me inspirou muito. Até agora foram lançadas sete músicas e espero que venham muitas mais. Então, essas sete serão os temas de sete posts sequentes a esse. Uma história independente em cima da temática das músicas.  Seja Dançando, escrevendo Epílogos e Finais, me desejando um B. Day atrasado, cantando uma Música de Natal fora de época, fingindo que sou Romeu,  ou repetindo que 'não falo' em francês próprio na frente do espelho... Então, dê 20 passos até aqui e compartilhe junto a mim esses poemas e contos densos tão Agridoces em nossas bocas.


É isso. Agridoce é mais que música. Agridoce é poesia, é cotidiano, é razão contida... É enfim, o que eu e muitas pessoas expressam nos mínimos traços de arte. Só tenho a agradecer a vocês Pitty e Martin! E que venham mais músicas!




P.S.: Quando crescer quero ser que nem você, Martin! ^^

6 pessoas se inspiraram:

Adam Andrews disse...

Legal! =D confesso que dei boas risadas, mas apoio *-* a Pitty é tudo o que tu disse e um pouco mais.

Pedro Ricelly disse...

E que venham mais!

Confesso que usei o translator do Google no francês ali, pq né

Abraço!

Bellum omnia omnes disse...

Agridoce me proporciona uma sensação de folk na chuva. Aquela emoção macia que você sente numa madrugada qualquer fazendo downloads descompromissados de bandas inglesas.Minha paixão pelo trabalho da Pitty é uma das poucas coisas que me marcam até hoje. Estranho, mas nunca percebi qualquer mudança no trabalho da mesma. Talvez por ter me encantado por composições, não por gritaria.

- VInicius S. disse...

Amoo muito a pitty e o agridoce também... fico muito feliz com a iniciativa parabéns curti muito o blog ^^

Juliana Skwara disse...

Own *_*
Que liiiindo!
Sou super fã da Pitty desde pirralha e virei fã de Agridoce também. Esses dois são tão talentosos!
E achei lindo isso, de escrever contos a partir disso.
Fiquei bem curiosa e estou te seguiiiindo
Lindo, lindo e lindo
Seu blog tem tudo o que gosto!
Bjoooos

Michael Baleeiro disse...

Acho o trabalho da Pitty muito bom! Adoro o modo como ela escreve e como se expressa por meio da música. Esse projeto paralelo dela é muito legal! Martin é um ótimo músico também. Ficou incrível os arranjos mais leves, acústicos, com Piano.. Estou baixando algumas coisas deles agora mas já vi na internet antes e eles estão de parabéns!