quarta-feira, 6 de junho de 2012

Pós Escrito.


Vazio. Páginas e páginas de palavras sem cor. Centenas de supostos sentimentos vencidos, uma escrita engessada, apelativa, escandalosa. Para tantos o valor das palavras é tão somente o impacto que causam em outrem. E os motivos são banais.
O valor de escrever não está em impressionar ninguém. Quem deve surpreender-se é quem escreve, a este basta somente que suas palavras lhe valham o que significam para si, nunca para outros.
O fardo pesado da sinceridade é carregado por poucos. Têm os que falam de assuntos mais picantes, ou de ficções cruéis, mas nem o domínio completo da técnica e do vocabulário torna esse tipo de texto suportável. Nem todo talento do mundo é capaz de convencer quando o sentimento não é legítimo.
Por mais simples que seja o sentimento, por mais simples que sejam as palavras, se é legítimo, há talento de verdade. As linhas tortas impregnadas de saudade fascinam. As dores encharcadas de lágrimas comovem, as esperanças cultivadas veementemente convencem. Escrever é, antes de tudo, descobrir-se a si mesmo. O que os outros vão achar disso, não importa.

Ao som de "Lost Song", Ôlafur Arnalds.

3 pessoas se inspiraram:

Fronteiras disse...

Concordo muito, sabe, Saymon: "Escrever é, antes de tudo, descobrir-se a si mesmo. O que os outros vão achar disso, não importa." Talvez até mais: instituir-se. Depois de Em busca do tempo perdido, do Proust, isso é tudo que importa. Descobrindo os outros da escrita, descobrir-se.

Anônimo disse...

Se ler é identificar-se, escrever é descobrir-se. E é por isso que escrevemos: não para os outros, mas por nós. As lições para a posteridade são consequência, não objetivo.
Você explicou em poucas palavras algo que venho tentando expressar a vida inteira!

Juliana Skwara disse...

Own *_* Que lindo, que texto mais verdadeiro! Seu post meu fez lembrar uma frase da minha querida e amada J. K. Rowling, no qual ela disse que escrevia apenas para ela mesma e que ficava surpresa que as outras pessoas gostassem, mas acima de tudo ela só queria agradar a si mesma. E honestamente para mim, esta declaração é uma das maiores verdades do universo. Porque faz total sentido, você escrever para si, porque deseja, para se satisfazer. Eu sou mais feliz dessa forma como você mesmo contou em seu texto. Eu me encaixo perfeitamente em seu texto e sei que milhões de outras pessoas que amam escrever também. Isso é amar escrever <3
Saudades daqui, mas agora volto de vez!
Beijooos e volta logo!